top of page
  • Foto do escritorVinícius Leon

Outras intoxicações que podem ocorrer nos pets

Muito já foi falado nesse blog sobre as intoxicações que podem acometer os animais, causadas por plantas e alimentos tóxicos. No entanto, essas não são a única fonte de intoxicação que pode existir em sua casa. Alguns produtos que, com certeza, fazem parte da despensa do seu lar também podem causar graves intoxicações em cães e gatos.

Primeiramente, podemos citar os produtos de limpeza como desinfetantes, detergentes e sabão de todas as variedades. Não são tóxicos apenas para os nossos animais de estimação, mas para nós também. A ingestão, inalação ou contato com esses produtos podem desencadear quadros de intoxicação nos pets que, movidos pelos cheiros atrativos que esses produtos podem apresentar, estão mais susceptíveis a esses acidentes. Ainda sobre esses produtos, é importante lembrar que a reutilização de suas embalagens para armazenamento de alimentos ou petiscos que serão ofertados aos animais não é recomendada.


Produtos para higiene pessoal como xampus, sabonetes e cremes dentais são destinados apenas para uso humano. Nossos animais contam com uma diversa gama de produtos similares desenvolvidos especialmente para suas necessidades e adequados ao seu organismo. O uso de produtos destinados para humanos nos animais pode ter consequências que variam de intoxicações até problemas dermatológicos.


Por fim, é preciso alertar sobre o risco de um produto muito comum em lares que enfrentam problemas com roedores: os rodenticidas. As iscas que atraem e matam roedores são alternativas de baixo custo para redução da população de roedores, estando disponíveis em diversas cores e formatos, inclusive simulando sementes de girassol. Casos de intoxicação por essas iscas em cães e gatos são muito frequentes. Portanto, é de extrema importância que o local onde as iscas serão colocadas seja sabiamente escolhido, de forma que cães e gatos que transitem no local não tenham acesso às mesmas.

Caso verifique que seu pet entrou em contato com algum produto de limpeza ou isca para roedores, leve-o imediatamente ao veterinário. Se possível, leve a embalagem e informe ao veterinário o produto com o qual o animal teve contato. Essa informação auxiliará o profissional a prestar o melhor atendimento possível.


Não deixe de dar uma olhada na nossa Revista de Plantas Tóxicas. Nela, você encontra diversas dicas sobre como manter as plantas fora do alcance dos animais de estimação. Essas dicas podem ser utilizadas para a alocação de produtos químicos e iscas para roedores também!


Escrito por Vinícius Leon dos Santos Ferreira.

bottom of page