top of page
  • Foto do escritorLarissa Santos

O mau hábito de alimentar o pet na mesa


“Vou dar só um pedacinho”, “Ele vai ficar com vontade”, “Todas as frutas são benéficas”, “Se é bom pra mim vai ser bom pra ele também”, essas frases são rotineiras para quem tem um animalzinho de estimação em casa, provavelmente você já disse ou escutou alguma delas, mas será que são realmente certas e verdadeiras?


É comum os animais, principalmente os cães ficarem próximos à nossa mesa quando estamos nos momentos de refeições, mas esse hábito de oferecer alimentos nessas situações pode ser muito ruim para eles, afetando seu comportamento e até mesmo sua saúde, gerando quadros de intoxicação ou desordens no ganho de peso. Isso acontece pois os animais têm um funcionamento do organismo diferente dos humanos, principalmente em relação a digestão e absorção, por isso nem todos os alimentos que são comuns e benéficos na nossa alimentação fazem bem para eles, alguns podem levar a quadros severos de intoxicações e outras reações.


Quais os principais alimentos tóxicos?

Os alimentos mais comum que levam a intoxicação dos animais são uvas, abacate, açaí, alho, cebola, chocolate, café, chá, adoçantes (xilitol) entre outros, a maioria desses alimentos causa alterações graves nos pets em um curto período após a ingestão e até em pequenas quantidades, já outros podem não levar a alterações iniciais mas com nos dias subsequentes podem gerar problemas. Desse modo, é importante procurar a ajuda de um médico veterinário antes de introduzir qualquer alimento na dieta do seu pet, também é fundamental ficar atento caso seu animal tenha costume de “roubar” alimentos da mesa, lixeira e outros lugares, assim você pode se organizar melhor em relação a forma de armazenamento, optando por superfícies mais altas ou cômodos em que o animal não tenha acesso.


Quais outras alterações decorrentes desse hábito?

Essa oferta de alimento de forma desordenada pode levar ao ganho de peso excessivo, comum em pets que consomem alimentos a mais da sua dieta. As rações comerciais tem a quantidade de nutrientes e energia essenciais para os animais, caracterizando um alimento completo e balanceado, sendo essa suficiente para a boa nutrição e desenvolvimento do seu companheiro, quando você decide dar “só um pedacinho” do que está comendo pode gerar uma quebra desse equilíbrio nutricional levando ao maior ganho de peso, deficiência de algum nutriente, o que pode ser a porta para uma série de alterações como a obesidade e outras doenças no organismo. Por isso, o que pra você parece ser uma pequena quantidade, no seu pet pode levar a grandes alterações, assim por mais que seja tentador resistir a “carinha de dó” e as vocalizações, pense o que será melhor para o seu amigo e qual o tipo de alimento será oferecido.


Esse mau hábito também pode influenciar o comportamento do seu animalzinho, isso acontece pois quando o animal fica próximo a mesa como tentativa de “pedir” o alimento e nós oferecemos, ele associa a situação como benéfica, acreditando ser um tipo de recompensa, semelhante aos petiscos usados em situações de adestramento ou quando você estimula o pet a fazer algo que você deseja, assim ele passa a repetir esse comportamento, pois entendem que vão ganhar uma comida gostosa, sendo mais difícil desvincular essas ações.


Com isso, busque a ajuda de um veterinário especializado caso tenha vontade de mudar a dieta do seu pet ou introduzir um novo alimento, a orientação nutricional pode evitar situações perigosas, além de ser uma melhor opção pois esses profissionais devidamente habilitados podem formular uma dieta mais equilibrada, contribuindo para a melhor saúde do seu animalzinho


Se você tiver alguma pergunta ou sugestão para futuros artigos, sinta-se à vontade para compartilhá-la conosco. Adoraríamos ouvir sua opinião e atender às suas necessidades. Até o próximo post!


Escrito por: Larissa Silva Santos


Referências


SPINOSA, Helenice de Souza et al. Toxicologia aplicada à Medicina Veterinária. Editora Manole, 1° Edição- 2008


GÓRNIAK, Silvana Lima et al. Guia de Plantas e alimentos Tóxicos para Cães e Gatos - Projeto de Extensão Universitária para Educação em Plantas e Alimentos Tóxicos para Animais de Companhia - FMVZ/USP


Σχόλια


bottom of page