top of page
Foto do escritorEvellyn Vilela

Intoxicação por flores ornamentais : Azaléia

Muitas plantas que contêm substâncias tóxicas para animais estão comumente presentes no ambiente doméstico, seja em vasos de decoração ou plantadas nos jardins, por exemplo.

Dessa forma, se você tem animais de estimação é importante buscar informações sobre as plantas antes de pensar em colocá-las dentro de casa, já que algumas podem causar intoxicação. Isso não significa que você precise abrir mão dessas plantas; basta conhecê-las melhor e tomar cuidados, como escolher locais seguros para colocá-las, tanto no jardim quanto dentro de casa. A seguir, vamos falar sobre uma planta muito comum em lares: a Azaléia.


Azaléia (Rhododendron spp)


A Azaleia é uma planta originária da Ásia e que apresenta um arbusto de flores coloridas com folhagem verde-escura, sendo que suas flores podem ser de várias cores, sendo as mais comuns: rosa, vermelha, branca, roxa e laranja. Essa planta, comumente utilizada na ornamentação de jardins no Brasil, mas também pode ser encontrada no interior de residência, cultivada em vasos. Pode ser  tóxica para os animais quando ingerida.





O que causa a intoxicação?


O efeito tóxico da Azaléia se dá principalmente pela ingestão de uma substância chamada andromedotoxina presente em todas as partes da planta.



Como a toxina age no corpo do animal?


O mecanismo de ação da toxina ainda não é totalmente entendido, mas uma possível explicação é que ela afeta células do corpo, especialmente nas do coração e dos músculos, podendo causar  problemas como batimentos cardíacos irregulares, alterações digestivas, e em alguns casos, muito raros, alterações neurológicas. É importante ressaltar que na grande maioria dos casos, os sintomas da intoxicação não são graves, porém a quantidade mínima ingerida que desencadeia os sinais clínicos é de 0,2% do peso corporal do animal.


Sinais Clínicos:


As substâncias presentes nas Azaléias podem causar uma variedade de alterações, desde problemas gastrointestinais até complicações mais graves, como arritmias cardíacas. Os sintomas aparecem com aproximadamente 6 horas de exposição, e são eles:


  • Salivação;

  • Lacrimejamento dos olhos;

  • Falta de apetite; 

  • Depressão;

  • Defecação frequente; 

  • Incoordenação dos membros;

  • Convulsão;

  • Estado de consciência parcial;

  • Alteração dos batimentos cardíacos;

  • Depressão central, sendo que o animal se apresenta apático;




Deve-se considerar que, em relação à possibilidade de intoxicação, os animais mais jovens, por serem curiosos e explorarem mais o ambiente, têm maior chance de ingerir plantas, incluindo algumas que podem ser tóxicas, como a azaléia. Por isso, é importante que os tutores mantenham essas plantas fora do alcance dos filhotes, especialmente nos primeiros meses de vida. Além disso, é muito importante que sejam observados os sintomas listados para identificar uma possível  intoxicação por Azaléia.

Ainda, seria interessante que fosse verificado se o animal de fato teve contato e ingeriu a planta.


Se você notar qualquer sinal de mal-estar, leve a um Médico Veterinário o mais rápido possível, o socorro imediato é fundamental em casos de intoxicação.


Fique de olho no nosso blog para obter mais informações!



Escrito por: Evellyn Vilela Esteves Silva




Referências: 


GORNIAK, Silvana Lima. Plantas tóxicas ornamentais. In: SPINOSA, Helenice de Souza et al. Toxicologia aplicada à Medicina Veterinária. São Paulo (Barueri): Manole, 2008. p. 461-462.

Puschner B, Holstege DM, Lamberski N. Grayanotoxin poisoning in three goats. J Am Vet Med Assoc. 2001 Feb 15;218(4):573-5, 527-8. doi: 10.2460/javma.2001.218.573. PMID: 11229512.

Gaskill C. Veterinary Toxicology — Basic and Clinical Principles. Can Vet J. 2008. p. 201-202


Comentários


bottom of page