top of page
  • Foto do escritorJúlia Silva Camargo

Frutas cítricas são tóxicas para cães e gatos?

Atualizado: 8 de nov. de 2022



Não, as frutas cítricas não são tóxicas para cães e gatos! Na realidade, a maioria é considerada segura, desde que fornecidas com moderação.



Quais frutas cítricas podem ser fornecidas aos pets?

  • Laranja;

  • Abacaxi;

  • Tangerina ou mexerica;

  • Morango;

  • Kiwi;

  • Acerola;

  • Ameixa;

  • Amora;

  • Caju;

  • Framboesa;

  • Groselha;

  • Pêssego.

De onde vem o mito de que as frutas cítricas fazem mal?


A internet é um meio amplo de disseminação de informações e conhecimentos, sejam eles verdadeiros ou não. Não à toa, é comum encontrarmos notícias e relatos sem respaldo científico de pessoas que descredibilizam o fornecimento de quaisquer frutas cítricas para cães e gatos, os quais em sua maioria afirmam que representam um risco à saúde do trato gastrointestinal do animal devido à sua acidez e potencial toxicidade.

De fato, algumas frutas cítricas, como os limões, devem ser evitados pois apresentam uma maior acidez e, portanto, potencial risco de ocorrência de indigestão e vômitos. Entretanto, isso não se aplica a todas as frutas cítricas.


A acidez das frutas cítricas é perigosa para cães e gatos?


Primeiramente, devemos relembrar que o grau de acidez de uma substância pode ser mensurado através do pH, que é uma escala que varia de 0 a 14, sendo um composto classificado como ácido quando o pH é menor que 7, neutro quando é igual a 7 e básico quando maior que 7.

Contudo, é importante destacar que os cães e gatos apresentam pH gástrico médio por volta de 2 a 2,5, podendo variar de acordo com seus hábitos alimentares, o que é tão ácido quanto o pH observado no estômago humano e mais ácido do que o pH encontrado em frutas cítricas como a laranja e o abacaxi, que variam de 3 a 4.


Benefícios das Frutas Cítricas


As frutas cítricas são ricas em vitaminas C, vitaminas do complexo B, flavonoides, carotenóis, potássio e fibras. Por conta disso, podem apresentar importantes propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, associadas em diversos estudos realizados em humanos e modelos animais a efeitos anticancerígenos e de melhora em quadros de diabetes, hipertensão e outros distúrbios metabólicos e neurológicos. Além desses efeitos, as fibras estão relacionadas ao fornecimento de substrato para a fermentação por bactérias boas presentes na flora intestinal e à maior motilidade do trato digestório.


Que cuidados devem ser tomados no fornecimento de frutas cítricas?


Ainda que existam benefícios associados ao fornecimento de frutas cítricas aos cães e gatos, alguns cuidados devem ser tomados:

  • Seu uso deve ser evitado em animais com histórico de distúrbios gastrointestinais, como as gastrites;

  • Não devemos oferecer as frutas com cascas ou sementes, pois há risco de intoxicações, asfixia e obstruções intestinais;

  • Os benefícios das frutas cítricas são encontrados principalmente nas polpas. Logo, devemos evitar o fornecimento exclusivo do seu suco, que é rico em carboidratos e ácidos.

  • O fornecimento de petiscos, incluindo as frutas, não deve ser superior a 10% das necessidades energéticas diárias do animal. Logo, forneça com moderação e sempre converse com o médico veterinário de sua confiança!


Escrito por Júlia Silva Camargo


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1 - BRUNETTO, Márcio A. Apostila de Nutrição de Cães e Gatos. 2017.

2 - DRESSMAN, Jennifer B. Comparison of canine and human gastrointestinal physiology. Pharmaceutical Research, v. 3, n. 3, p. 123-131, 1986.

3 - JEWELL, Dennis E. et al. Feeding Fiber-Bound Polyphenol Ingredients at Different Levels Modulates Colonic Postbiotics to Improve Gut Health in Dogs. Animals, v. 12, n. 5, p. 627, 2022.


2 Comments


edillimma
Oct 22, 2022

Entendi a afirmação que diz que o PH 2,0 e 2,5 do estômago dos cães e gatos é semelhante a acidez encontrada no estômago humano, mas não entendi quando refere que o PH 3 e 4 da laranja e do abacaxi são mais ácidos. O PH mais elevado não torna o ambiente menos ácido? O PH do sangue que é 7.4 não é menos ácido que o do estômago que é aproximadamente 2,5?

Like
Julia Ferreira Waldvogel
Julia Ferreira Waldvogel
Nov 09, 2022
Replying to

Olá! Obrigada por sinalizar o problema, o seu comentário faz sentido e está correto, fizemos a devida alteração no texto.

Like
bottom of page