top of page
  • Foto do escritorEnzo Jurkas

Chocolate: o doce inimigo dos nossos pets na Páscoa.


Com a chegada da Páscoa, muitos lares se enchem de alegria, celebração…e chocolate! Mesmo quem não comemora, sempre acaba ganhando aquele chocolatinho gostoso de alguém querido. E enquanto desfrutamos destes doces típicos desta data festiva, é importante lembrar que o chocolate pode representar um perigo grave para os nossos amigos, principalmente os cães, porque os felinos, por várias razões, incluindo a incapacidade biológica de perceber o sabor doce, não são atraídos por essa guloseima.



Mas o que tem de tóxico no chocolate? E por que é tão perigoso?

A intoxicação por chocolate ocorre devido a um composto chamado “teobromina”, encontrado no cacau e em doces com chocolate, que os cães transformam em uma substância que não é tóxica e eliminam muito mais lentamente do que os humanos. Essa demora para eliminar é um fator que predispõe a intoxicação pelo chocolate em cães. Então, o acúmulo dessa substância no organismo canino pode levar a uma série de sintomas e até mesmo à morte em casos graves.


E quais são os sinais de intoxicação?

Depois que o cachorro come chocolate, geralmente leva de 2 a 4 horas para os sinais da intoxicação aparecerem. Eles podem ficar muito ativos, ofegantes, com muita sede, vomitar, ter febre, urinar constantemente e até pode ser observada diarréia. Se não for tratado, o cachorro pode começar a ter problemas neurológicos, como músculos rígidos e convulsões, é frequente a alteração dos batimentos cardíacos.



Em casos graves, isso pode levar o cachorro à morte em 24 horas.

A gravidade da intoxicação depende de quanto chocolate ele comeu, que tipo de chocolate (o chocolate amargo é mais perigoso porque tem mais da teobromina do que chocolate ao leite e chocolate branco) e do porte do animal, animais de porte menor são mais sensíveis.

A dose tóxica de teobromina para cães é em torno de 100-150 mg por kg de peso e a dose letal situa-se entre 250-500 mg por kg de peso. Para exemplificar, 100 g de chocolate ao leite contém de 150 a 200 mg de teobromina, sendo suficiente para levar a intoxicação de um cãozinho. No caso do chocolate amargo, a intoxicação é ainda mais fácil, já que em uma barra de chocolate de 100g com 70% de cacau, a quantidade média de teobromina é de aproximadamente 1600 mg, ou seja, 10 vezes mais do que seria necessário para provocar intoxicação.


Como fazer para evitar?

Durante a Páscoa, quando chocolates são mais abundantes em nossas casas, consequentemente, muito mais “disponível” para os cães, que de maneira geral, da mesma maneira que nós, humanos, amamos esse alimento. Portanto, é crucial manter esses doces fora do alcance dos cães, com grande atenção para não deixar produtos à base de chocolate acessível, pois como sabemos, os cães têm um faro extremamente apurado, portanto, facilmente percebem onde está a guloseima. Isso inclui não apenas ovos de chocolate, mas também produtos de confeitaria que contenham chocolate, como bolos, biscoitos e até mesmo algumas sobremesas. Além disso, é fundamental educar todos os membros da família sobre os perigos do chocolate para os cães e garantir que eles entendam a importância de manter esses alimentos longe dos animais de estimação.

Se você suspeitar que seu cão ingeriu chocolate, é essencial agir rapidamente. Entre em contato imediatamente com seu Médico Veterinário para orientações. Lembre-se: em casos de intoxicação, o tempo é essencial!

Compartilhe estas informações importantes com outras pessoas da família, amigos, vizinhos etc., afinal a prevenção pode fazer toda a diferença e ajudar a impedir que esse acidente ocorra, colocando o animal em sofrimento e mesmo ameaçando a sua vida. Fique ligado em nosso blog para futuras atualizações!

Se você tiver dúvidas ou sugestões para próximos artigos, não hesite em compartilhá-las conosco. Valorizamos sua opinião e estamos aqui para atender às suas necessidades. Aguardamos ansiosamente pelo próximo post!



Escrito por: Enzo Jurkas Carvalho



Referências

DOLDER, LK. Methylxanthines: caffeine, theobromine, theophylline. In: Peterson ME, Talcott PA, eds. Small Animal Toxicology, 3rd edn. St Louis, MO: Elsevier, 2013; pp. 647–652.

HOVDA, Lynn R. et al. (Ed.). Blackwell's five-minute veterinary consult clinical companion: small animal toxicology. John Wiley & Sons, .2013; pp. 503–508.

Substância do chocolate é tóxica a cães e gatos. Comunicação CRMV-SP, 29 mar. 2018. Disponível em: https://crmvsp.gov.br/substancia-do-chocolate-e-toxica-a-caes-e-gatos/. Acesso em: 13 mar. 2024


bottom of page