top of page
  • Foto do escritorVinícius Leon

Aplicativos que facilitam o reconhecimento das plantas


Acreditamos que, após ler alguns textos do nosso blog, você reconheça a importância de diferenciar plantas inofensivas daquelas que apresentam algum risco, tanto para nossos bichinhos, quanto para nós mesmos. Entretanto, assumimos que essa pode ser uma tarefa desafiadora, já que muitas vezes as plantas compartilham de características semelhantes. As folhas de uma espécie se parecem com as de outra espécie, as cores se confundem, e assim por diante.


Por isso, gostaríamos de apresentar ferramentas que facilitarão a correta identificação da planta; possibilitando que você, leitor, possa tomar os devidos cuidados com ela em sua casa, caso seja necessário.


Dentre as diversas ferramentas disponíveis, as mais acessíveis e fáceis de utilizar são, com certeza, os aplicativos de reconhecimento de plantas, disponíveis para smartphones. Esses apps possuem um extenso banco de dados, imagens e descrições de várias plantas, o que ajuda a diferenciar uma espécie da outra. Com o uso de inteligência artificial, eles permitem a identificação da planta por meio de fotos, sejam das folhas, flores ou frutos.


A correta identificação da espécie permite a diferenciação entre uma planta perigosa para nossos animais e uma inofensiva. Vamos falar um pouco sobre os principais aplicativos e como eles funcionam:


PlantNet

Contém mais de 3.000 espécies no seu banco de dados, que é continuamente alimentado pelas fotos e dados obtidos dos usuários. Possui, além da função de fotografar uma planta para reconhecê-la por meio da imagem, uma lista de todas as espécies cadastradas, separadas por diversas categorias como região geográfica e função ecológica.


Seek

Desenvolvido em uma parceria entre a California Academy of Sciences e a National Geographic Society, esse app permite a identificação de espécies de animais, fungos e insetos, além das plantas.


PictureThis

Além de seu extenso banco de dados, que conta com mais de 10.000 espécies de plantas, o app conta com fóruns com diversos especialistas, que trazem dicas de cultivo e curiosidades sobre diversas plantas.


Existem outros aplicativos disponíveis, tanto na Play Store quanto na App Store, que facilitam a identificação correta das espécies tóxicas que podem estar presentes em sua casa. Nossa dica é que você teste cada um deles e decida qual funciona melhor para seu jardim. Esperamos que com essas informações, a tarefa de identificar as plantas da sua casa e arredores se torne menos complicada.


Escrito por Vinícius Leon dos Santos Ferreira.


bottom of page